Odontologia a serviço do seu bem-estar.

Dicas

ESCOVAÇÃO ADEQUADA

Utilize uma escova dental de cabeça compacta e cerdas macias, independentemente de sua idade. Troque-a assim que as cerdas estiverem deformadas.
Escove, no mínimo, 3 vezes ao dia (de manhã, após o almoço e antes de dormir). Dê atenção especial à escovação noturna. Não se esqueça de higienizar a língua, seja com a própria escova ou um raspador de língua.

FIO DENTAL

É muito importante o uso diário do fio dental, preferencialmente antes da escovação. Curve-o formando um “C” ao redor de cada dente e suavemente deslize-o para cima e para baixo.

FLÚOR

Em doses certas o Flúor consiste num grande aliado do esmalte dentário, pois pode causar a paralisação de lesões cariosas já existentes, assim como evitar o surgimento de outras novas lesões.
Nunca deixe de utilizar um creme dental que contenha flúor. Entretanto, tenha sempre cuidado em não engolir pasta dental durante as escovações (principalmente crianças).

CUIDADOS BUCAIS DO BEBÊ E DA CRIANÇA

Fazer a limpeza da boca do bebê com gaze ou algodão embebido em água. Mesmo que os dentes ainda não tenham nascido, isto ajuda a criança a se acostumar com os cuidados bucais e previne doenças. Quando os dentes começarem a nascer, limpar com uma dedeira ou escova macia e pequena.
Deve-se complementar a escovação feita por uma criança pelo menos uma vez por dia, preferencialmente antes de dormir.

HIGIENIZAÇÃO DE PRÓTESES REMOVÍVEIS

As próteses devem ser retiradas após cada refeição para que sejam higienizadas fora da boca. Tal higiene pode ser feita com uma escova dental de cerdas duras, sabão neutro ou pasta dental sem abrasivos. Utilizar uma gaze ou algodão embebido em água para a limpeza da mucosa intra-oral.
Fazer, no mínimo 1 vez por semana, a limpeza mais rigorosa das próteses. Em um recipiente com tampa, usar uma solução de um copo de água com uma colher de café com água sanitária. Deixar de molho por 30 minutos. Em seguida lavar bem com sabão neutro, detergente ou creme dental em água corrente. Isto diminui a possibilidade de infecções oportunistas como a candidíase, popularmente conhecida como “sapinho”.

ALIMENTAÇÃO ADEQUADA

Especialmente entre as principais refeições dê preferência aos alimentos que não sejam cariogênicos, ou seja, açucarados. Ao ingeri-los, escove os dentes imediatamente.
Visitas regulares ao dentista, pelo menos 2 vezes ao ano, detectam doenças bucais precocemente. Tal regularidade evita que doenças possam evoluir e causar perdas dentárias e dores intensas, além de possíveis acometimentos sistêmicos.